25 de jan de 2016

CAÇANDO COM GATOS !

Ola minhas queridas, hoje vim falar ou desabafar sobre uma situaçao em que praticamente todos nós brasileiros estamos passando,CRISE financeira, pois é , é assustador, ja estavamos acostumados a uma vida mais comoda, com inflação baixa , digo acostumada porque tenho mais de quarenta e me lembro muito bem do sufoco que foi anos 70 e 80 com aquela inflaçao altissima , com preços abusivos.
 
Minha mãe , sempre dizia aquele ditado que  "quem não tem cão caça com gatos "e me lembro muito bem como ela se disdobrava pra ajudar no orçamento familiar. Alem de trabalhar fora, pegava encomendas de bala de coco, maçã do amor, bolos...Graças a ela sempre tinhamos um dinheirinho extra.  Eu por aqui mudei alguns habitos e voltei a usar habitos antigos.

 Troquei os produtos de marca "chefe" por produtos de marcas alternativas , deixei de usar Veja e estou usando esta marca , estou gostando e este roxinho é uma delicia !É uma marca mais barata e eficaz. Tambem sempre pego o alvejante e amaciante mais barato da prateleira do mercado.
 Em vez de comprar reformei algumas roupas, calças que eu não usava viraram bermudas, outras em vez de irem pra doaçao foram pra costureira trocar o ziper, vestidos longos ganhararm caras novas com barras mais curtas.
De uso pessoal, nunca usei perfumes importados, tenho asma e por isso uso colonias nacionais que são adoraveis. Tenho a pele do corpo muito seca e sempre usei  hidratantes , mesmo no verão, mas usava hidratantes bons, nacionais, mas um pouquinho mais caros. O jeito foi apelar pras marcas populares e comprar os hidratantes baratinhos, amei os hidratantes da Skala, eles tem uma fragancia levinha e aconchegantes e ah... outro habito que provavelmente irei  usar saõ os sapateiros, sim colocar saltinho e dar um up em alguns sapatinhos. De um lado, essa crisie foi boa pra nos fazer reletir o quanto somos consumistas. 
Que Deus nos de paciencia e sabedoria pra passar esta fase. Beijos!!

4 comentários:

piteis da dinha disse...

Oi Renata!
É isso aí. A gente tem que aprender a valorizar nosso dinheiro. De repente a marca mais cara não é a melhor, mas a gente só vai descobrir isso em época mesmo de dificuldade.
O bom é que a gente aprende!
Muito bom seu post, parabéns!
Bjs

Liliane de Paula disse...

Renata querida, sempre fiz isso.
Sempre comprei produtos de limpeza de marcas mais em conta, que no final das contas funciona do mesmo jeito.
Aqui, controlo tudo. Aproveito tudo.
Mas eu sei que os preços estão bem alto.
Material de limpeza tenho comprado em Casa de Condomínio que tem marcas que a gente nem conheço, mas que são boas.
Acredita que trouxe de Portugal 3 pacotes de sacos para lixo, porque eram muito mais barato que aqui?
E olhe que aproveito, sempre, as sacolas de supermercado.

Conheço esse hidratante. Uso na massagem que faço 2 vezes por semana,a qui em casa. É muito bom.

Pepa disse...

Oi Renata, é a Vi, espero que as coisas não fiquem como naquele tempo..
Infelizmente enquanto tivermos esses politicos no comando do país sempre estaremos vivendo em uma roda gigante, um tempinho temos um alivio e em outro ficamos com a corda no pescoço.
Temos que usar nossa criatividade para levarmos uma vida digna.
Muitos beijos,Vi

Neli Rodrigues disse...

Renata minha infância (final) e adolescência foi nos anos 80 e me lembro que minha mãe ia no mercado logo cedo, pois a tarde os preços já estavam remarcados.
Com relação as marcas eu sempre dou uma chance pras mais em conta, se gostar continuo e ainda saio no lucro. As outras tem que aprender a baixar os preços.
Bjs